Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Armadilhas para a captura de pássaros silvestres são apreendidas em Queimados

sexta-feira, julho 21, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

A fim de preservar as unidades de conservação do município, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal do Ambiente, tem intensificado as ações de fiscalização. Na última semana, a Guarda Ambiental do município encontrou diversas armadilhas para a captura ilegal de pássaros silvestres no Parque Natural Municipal Morro da Baleia, localizado no bairro Tricampeão. Quatro animais estavam presos nesses objetos, sendo um Tizil, dois Coleiros e um Canário da Terra. No momento da apreensão, o autor da infração já havia deixado o local e não foi encontrado.

Segundo o artigo 29 da Lei 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais – “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente” é crime. O caso foi registrado na 55ª Delegacia de Polícia (Queimados) e os pássaros apreendidos foram encaminhados ao IBAMA. De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente, Cacau Nogueira, a Guarda Municipal soube das armadilhas através de uma denúncia anônima.

“Recebemos uma ligação, onde a pessoa dizia ter armadilhas para pássaros naquela Unidade de Conservação. Imediatamente a guarda ambiental foi ao local, onde foi constatado que havia atividade de captura ilegal de animais silvestres. Nosso objetivo é intensificar cada vez mais as ações de fiscalização”, disse.

Segundo o Diretor da Guarda Ambiental, Alex Groetars, “a ronda ostensiva na cidade é feita todos os dias, porém, como são muitas Unidades de Conservação espalhadas, não há a possibilidade de fiscalizar todas ao mesmo tempo. Por isso se faz necessário o apoio da população”.

Ainda de acordo com o profissional, “o período de caça a esses animais ocorre mais na parte da manhã e à noite, o mesmo horário em que os pássaros saem de seus ninhos. Durante o resto do dia, por conta do clima quente, eles procuram abrigo na sombra e em lugares mais frescos”, explica.

Quem souber de alguma atividade ilegal que envolva a captura de animais silvestres, de qualquer tipo, pode denunciar à guarda ambiental, através do telefone 3698-7400 ou pelo e-mail: guardaambiental@gmail.com.
21/07/2017
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar